sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dia Internacional da Dança

Dia Internacional da Dança
Grupo Corpo, provocação&sensibilidade... De arrepiar!



Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cappuccino vegano

Passando rapidinho para deixar uma receita deliciosa, um cappuccino vegano... quentinho e aromatizado!
Aqui no sul esfriou bastante nesta semana, eu não tenho o hábito de tomar café, pois normalmente opto pelo chimarrão. Hoje, com esse friozinho, me deu vontade de beber algo quentinho e diferente. Lembrei-me de uma receita que li num grupo do Facebook. Testada e aprovadíssima! Hummm!! Segue:

Cappuccino Vegano (1 porção/ xícara)
- 1 colher de chá de café solúvel,
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- 1 pitada de canela (opcional)
- açúcar (opcional), eu usei um pouquinho do mascavo.

Modo de preparo:
Bater o café, o açúcar e a canela com uma colher de chá de água até ficar cremoso. Incorporar o óleo de coco e bater.
Após, adicionar metade da água fervente e bater com o mixer (aqui está o segredo). Depois é só adicionar o resto da água.

Update: Tentei fazer um pouco mais forte, adicionando uma quantidade maior de café solúvel e o resultado não ficou tão bom. Parte do café e do óleo decantou, pois saturou a quantidade de água.

Foto: Lucile / (A)FLORA.

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

terça-feira, 26 de abril de 2016

Óleos Vegetais

O primeiro post, de fato, é sobre os óleos vegetais, pois sou adepta da aromaterapia, então farei bastante referência ao tema.
Os óleos vegetais, também conhecidos como óleos carreadores ou bases, são obtidos através da prensagem a frio de sementes de plantas oleaginosas. Por esse motivo, possuem diferentes propriedades quanto ao teor de vitaminas e ácidos graxos.
De acordo com Hoare (2010, p.46),
Os óleos carreadores são fixos, ou seja, não evaporam e têm pouco odor ou são inodoros. São geralmente produzidos por meio da prensagem a frio. Embora uma certa quantidade de aquecimento e esfriamento esteja envolvida, as temperaturas em geral não excedem os 60ºC, de modo que as características do óleo permanecem em grande medida inalteradas. Existem três tipos principais de óleos carreadores:
  • Óleos fixos básicos, como os de amêndoa, semente de uva e caroço de pêssego. Esses óleos são pálidos, não são excessivamente viscosos e têm muito pouco cheiro. Podem ser usados no corpo e no rosto, com ou sem a adição de óleos essenciais.
  • Óleos fixos especializados, como o de abacate, jojoba e germe de trigo. São em geral mais escuros, mais viscosos e mais pesados. São normalmente usados em pequenas quantidades, combinados com óleos carreadores mais leves.
  • Óleos macerados, como os de calêndula e cenoura. São mais adequadamente descritos como extratos vegetais e, devido à maneira como são produzidos, possuem propriedades terapêuticas adicionais. São particularmente bons para a pele, e podem ser acrescentados, em pequenas quantidades, a uma mistura ou aplicados sozinhos à pele.
Para fins terapêuticos, são puros, ou seja, apenas compostos pela parte gordurosa da planta utilizada. É comum encontrarmos em farmácias e supermercados óleo de amêndoas, por exemplo, no entanto, muitas vezes o óleo de amêndoas é apenas um dos componentes, junto ao óleo mineral e ao aroma sintético, o que descaracteriza os seus princípios ativos.

Para saber se um óleo é puro, basta ler a composição, onde deve constar apenas o nome científico (em latim) da planta em questão. Todavia, é preciso estar atento quanto a fraudes, verificando a procedência das plantas e dos métodos da marca escolhida.

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

Referências:
AMARAL, F. Manual Técnico: bem estar, saúde e beleza - cuidados naturais da cabeça aos pés. 8ed. Disponível em: http://www.wnf.com.br/portal/MANUAL-TECNICO-DE-APLICACOES.pdf 
Acesso:26/04/2016.
HOARE, J. Guia Completo de Aromaterapia: um curso estruturado para alcançar a excelência profissional. São Paulo: Pensamento, 2010. 
TERRA FLOR AROMATERAPIA. Guia Prático de Aromaterapia. 6ªed. Disponível em:

Apresentação

Olá!

Há muito tempo, cerca de quatro anos, tenho vontade de fazer um  blog sobre as minhas experiências com o mundo da cosmética focada na beleza "natural". No entanto, muitas vezes os blogs acabam estimulando o consumismo, pois produtos que são resenhados tornam-se cobiçados... assim, uma proposta que de início é pra ser mais saudável à saúde e ao meio ambiente acaba virando um "consumismo verde".

O que me fez mudar de ideia foi a vontade de compartilhar esse conhecimento adquirido ao longo do tempo em blogs, em literaturas especializadas e na minha própria experiência. Pesando os dois lados, percebi que posso contribuir para fomentar uma nova abordagem sobre cuidados com o corpo, de modo a promover ações conscientes sobre os insumos, os efeitos, a cadeia produtiva, enfim...

Assim nasceu o blog (a)flora, que é um espaço dedicado a compartilhar experiências sobre beleza natural, mas também outras paixões que tenho, como a alimentação saudável e  a arte&cultura, além de notícias relacionadas ao meio ambiente.

Boa leitura!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com