terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Receita: Macarrão de abobrinha

Se tem uma receita que gosto muito no verão é o falso macarrão, que no caso é um macarrão de abobrinha. Ele é um prato servido praticamente em temperatura ambiente, tornando-se uma ótima opção para aqueles dias em que uma comida quente não apetece, e ainda promove saciedade.
Assim que aprendi, acho que no ano passado, eu fazia um molho delicioso com a base de castanhas de caju para acompanhar. Esses tempos, experimentei um de abacate, que é bastante utilizado nos vídeos para essa receita em blogs estrangeiros. Tenho feito com essa segunda opção, que além de ser mais barata, é mais rápida.
Claro que você pode utilizar qualquer outro molho, mas essa receita pede um que tenha consistência pastosa, pois a abobrinha solta água, então um comum de tomate, por exemplo, não é o mais indicado.

Macarrão de abobrinha. Foto: Lucile / (a)flora.
Receita:
Ingredientes (macarrão de abobrinha):
- 1 abóbora italiana média por pessoa;
- 1 cenoura pequena por pessoa (opcional);
- Azeite de oliva.

Modo de Preparo:
Corte as abobrinhas e as cenouras em tiras (ver as considerações com dicas), mantendo-as em vasilhas separadas.
Coloque, aos poucos, a abobrinha cortada em uma frigideira com um fio de azeite. Esse processo é bem rápido, assim que a abobrinha ficar mais maleável, pode-se retirá-la.

Faça uma camada no prato com a base do macarrão de abobrinha e por cima outra da cenoura em tiras (crua).

Molho de abacate (serve duas pessoas):
- 1 abacate médio ou 2 avocados maduros (em temperatura ambiente, não refrigerado(s));
- 2 dentes de alho;
- 1 limão;
- Salsinha a gosto;
- 2 cm de alho poró (opcional);
- Um punhado de castanhas do Pará ou outra oleaginosa (opcional);
- Sal a gosto;
- Pimenta a gosto.

Modo de preparo:
Processe em um liquidificador o abacate, os dentes de alho, o sumo de um limão, a salsinha, o sal e a pimenta.  Retire a pasta e acrescente o alho-poró picado em tiras finas.
Coloque o molho por cima dos legumes e salpique as castanhas em pedaços por cima do prato.


Considerações:
Quando aprendi essa receita, utilizava uma faca para cortar as abobrinhas e as tiras não ficavam muito finas. Claro que dá certo fazendo assim, a interferência é, sobretudo, estética. No entanto, há dois utensílios que prefiro para esse fim, mas ambos tem seus prós e contras:

- Descascador de legumes em espiral: a abobrinha necessariamente tem que ser pequena ou média, pois uma grande não vai caber no equipamento. Até a metade do legume funciona super bem, e o melhor é que as tiras ficam arredondadas e em um tamanho maior que o comprimento da abobrinha, justamente por ir contornando-a. Depois da metade, fica difícil de girar o legume e acabo por terminar com faca ou o utensílio que falarei a seguir.

- Descascador de legumes em tiras: O ponto positivo é o fácil manuseio e o negativo é que no miolo, onde ficam as sementes, é quase impossível fazer as tiras, o que me faz reservá-lo para algum molho ou caldo posterior.

Quanto ao molho, pode-se inovar a partir da pasta base... Dificilmente repito exatamente os mesmos ingredientes, às vezes coloco cogumelos salteados, acrescento folhas de espinafre junto com o abacate, etc... O legal é que feito de forma simples fica igualmente gostoso! Faça de acordo com seu paladar!

Macarrão de abobrinha com cogumelos. Foto: Lucile / (a)flora.


Bom apetite!

A reprodução de conteúdo do blog (a)flora é permitida desde que citada a fonte.

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com