domingo, 25 de setembro de 2016

Receita: Molho Pesto

Tinha umas nozes em casa, que inicialmente eram para fazer uma torta crua, mas pela falta de tempo neste mês (dia 30 entrego a minha dissertação de mestrado), adiei a ideia. Então, o que fazer? Algo rápido e muito saboroso... Molho pesto! Manjericão é minha erva favorita, amo o sabor e o cheiro! 
Esse é um tipo de molho que, embora muito saboroso, não é para todos os dias, pois ingerir gorduras isoladas em grande quantidade não é algo saudável.

Massa ao molho pesto. Foto: Lucile / (a)flora.

Ingredientes:
- 10 nozes (usei a noz pecan);
- 5 castanhas do Pará;
- 3 dentes de alho;
- 1 maço de manjericão;
- azeite de oliva (aproximadamente 150ml);
- sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:
Retire a casca das nozes e reserve. Desfolhe o manjericão e aproveite, também, os talos menores (com os maiores faça mudas!). Junte-os em um processador com os dentes de alho (sem as cascas), as nozes e as castanhas. Após, vá acrescentando o azeite de modo a cobrir todos os ingredientes triturados. Por último, acrescente sal e pimenta. Pode-se fazer sem processador, cortando bem os ingredientes manualmente. Eu até prefiro fazer assim, porém, em dias de correria, acabo optando pelo mais rápido.
A receita original leva um tipo de queijo que é difícil de encontrar no Brasil, então as pessoas acabam usando o parmesão. Eu faço sem queijo e garanto que fica tão bom quanto!

Servi o meu com massa integral. Nesse prato, fica uma delícia com tomate cereja, como eu não tinha em casa, utilizei uns poucos physalis, além de uma flor comestível, a capuchinha.
Igualmente, serve como molho para torradinhas.

Bom apetite!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário