quinta-feira, 13 de julho de 2017

Receita: Leite de Amendoim

Muita gente adepta dos leites vegetais não gosta do leite de amendoim, e creio que esse fato advém do modo de preparo. Se o leite das oleaginosas (castanhas, amêndoas...) é feito somente batendo-as com água filtrada, depois do molho prévio, com o amendoim não funciona assim. Ao contrário do que parece, o amendoim não é uma oleaginosa, mas sim uma leguminosa (como os feijões e as ervilha, por exemplo), então tem um passo que modifica muito o resultado final.

Descobri esse pulo do gato através do site Presunto Vegetariano, que por sua vez utilizou uma receita produzida pela Universidade Federal de Campina Grande, que nada mais é do que ferver os grãos após o molho. Feito isso, torna-se um dos leites vegetais mais saborosos e acessíveis, pois no Brasil inteiro é um produto relativamente barato se compararmos ao coco (no sul é super caro) ou às amêndoas, às nozes, às macadâmias, etc.

Leite vegetal de amendoim. Foto: (a)flora.
 
Na minha opinião, é o leite vegetal que mais combina com café, ficando igualmente delicioso com cacau/ chocolate em pó, assim como para substituir o leite animal em diversas receitas. Eu apenas mudo as quantidades da receita original, adequando a textura ao meu paladar.

Assim, vamos ao preparo!

Ingredientes:
- 750 ml de água filtrada;
- 250g de amendoim cru e sem sal.

Modo de Preparo:
Pré-preparo:
Coloque os amendoins em um recipiente, cobrindo-os com água. Deixe de molho por 12 horas. Após, descarte esse líquido e passe os grãos em água corrente com uma peneira. Transfira-os para uma panela com água, coloque no fogo e espere levantar fervura. Desligue o fogo e mantenha-os por cinco minutos na panela. Novamente, passe-os em água corrente com uma peneira.

Preparo:
Coloque os amendoins em um liquidificador com os 750ml de água filtrada. Bata até obter um líquido homogêneo. Desligue o liquidificador e filtre o líquido com um pano limpo (eu uso um coador de café grande).
Mantenha o leite na geladeira. Dura cerca de cinco dias.

O resíduo pode ser usado como farinha (distribua-o em uma forma e leve ao forno, com fogo médio/ baixo, até secá-lo completamente, mexendo de 10 em 10 minutos para que não queime), no preparo de pães, bolachas, patês, para engrossar caldos e feijão, etc. Use a sua imaginação!


Dicas importantes:
Não é necessário retirar as cascas do amendoim. Boa parte sai na demolhagem e na fervura. O resto não interfere no sabor.

Amendoins hidratados, após o demolho. Foto: (a)flora.

Quanto maior o pano e o recipiente para coar o líquido, mais fácil será o processo. Eu costumo usar um coador de pano grande de café e uma tigela de vidro. Somente após  a filtragem, eu coloco em uma jarra de vidro (previamente esterilizada) com tampa na geladeira.

Bom apetite!


A reprodução de conteúdo do blog (a)flora é permitida desde que citada a fonte.


Contatos:
E-mail: aflorablog@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário