quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Receita: Suco de inhame (taro)

Mais uma opção para substituir o leite em receitas e no café da manhã. O suco de inhame, ou leite como alguns chamam, é muito versátil, tem um sabor leve e fica bom tanto puro quanto batido com frutas ou quentinho com café...

O inhame, assim chamado no sul, corresponde ao taro em outras regiões do país. Para não haver dúvida, trata-se de Colocasia esculenta, que está na foto abaixo.

Suco de inhame/taro. Foto: Lucile / (a)flora.

Há diversas receitas na internet em que o inhame, para essa finalidade, é consumido cru, previamente demolhado ou não. Eu mesma faço assim de vez em quando, deixando-o de molho, descascado, por 8 horas. Entretanto, é preciso atentar-se para o fato de que o inhame contém cristais de oxalato de cálcio, assim como outros alimentos. Há muita controvérsia sobre o quanto faz mal consumi-lo cru, mas existem relatos de pessoas com forte reação e intoxicação, portanto, deve-se evitar correr esse risco. Nesse sentido, duas publicações sobre alimentos do Brasil indicam o cozimento desse rizoma antes da ingestão:
Uso culinário: os rizomas são consumidos após cozimento para eliminar a ação urticante nas mucosas da boca e da garganta, causada por cristais de oxalato de cálcio (BRASIL, 2015, p.359)
e
As cultivares são classificadas em “mansas” ou “bravas” (coçadoras), de acordo com as concentrações de oxalato de cálcio. As cultivares “mansas”, com menores teores, mais conhecidas são: Japonês (pecíolo verde, nervura central arroxeada, rizoma ou “cabeça” de tamanho médio com “dedos” grandes); Chinês (pecíolo verde, nervura central inferior verde, rizoma ou “cabeça” pequeno com “dedos” pequenos, túnica roxa escura, caule roxo, polpa branca) e Macaquinho (pecíolo roxo, rizoma ou “cabeça” pequeno, de menor aceitação no mercado). As cultivares Branco e Rosa, do grupo denominado de “bravo” ou “coçador”, devido ao sabor acre ou picante apresentado pelos rizomas e pelas folhas, são utilizados na alimentação de suínos. A cultivar Cem por Um apresenta grande número de rizomas flhos/planta, fato que gerou a sua denominação “Cem por Um”, sendo uma planta de menor porte que as anteriores, com folhas mais claras e menores.
(...)
Taro (Inhame): Os rizomas são consumidos, em preparos cozidos, assados ou em produtos de panificação
(BRASIL, 2010, p. 21 e 87)
Dito isso, seguiremos com uma receita segura para o consumo.

RECEITA

Ingredientes:
- 3 inhames médios;
- 750 ml de água filtrada.

Modo de preparo:
Descasque e corte ao meio os inhames, deixando-os de molho por 8 horas.
Lave-os em água corrente (forma-se uma película gelatinosa em volta dos pedaços).
Em uma panela, coloque os pedaços com água suficiente para cobri-los. Deixe levantar fervura e aguarde pelo menos cinco minutos com a panela sempre destampada. Desligue o fogo e espere a água esfriar, descartando-a após.
Passe, novamente, os pedaços de inhame em água corrente e transfira-os para o liquidificador junto aos 750ml de água filtrada. Bata até o líquido ficar homogêneo. Está pronto!

Opcional: Coe a bebida em um pano limpo (eu uso um coador grande de pano de café, que é exclusivo para os leites vegetais). Eu prefiro o suco de inhame assim, muda bastante o gosto, não somente a textura. Mas, vale experimentá-lo antes de filtrar para ver se agrada ao paladar.

Dura aproximadamente 3 dias na geladeira.
Se optar por coá-lo, o resíduo pode ser incorporado ao feijão ou para engrossar algum caldo, e seu uso deve ser, preferencialmente, imediato, correndo-se o risco de estragar em caso de espera.

Bom apetite!

A reprodução de conteúdo do blog (a)flora é permitida desde que citada a fonte.

Referências:
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de hortaliças não-convencionais. Brasília: Mapa/ACS, 2010. 92 p. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/vegetal/Qualidade/Qualidade%20dos%20Alimentos/manual%20hortali%C3%A7as_WEB_F.pdf Acesso: 08/11/2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros. 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 484 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf Acesso: 08/11/2016.


Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

2 comentários:

  1. Oi Lucile! Também sou a maior fã do suco/leite de inhame, bebo sempre no café da manhã com café, cacau e canela <3 Uma dica pra que ele dure mais dias é adicionar canela, ajuda muito! Consigo fazê-lo durar dias tranquilamente na geladeira (mas geralmente bebo tudo antes disso ahaha) . Outra dica pra deixar ainda mais delicioso é adicionar baunilha, fica show! Parabéns pelo blog, amei! Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, Giovanna, muito grata! Certamente vou aderir.
      Fico imensamente feliz que tenhas gostado do blog <3
      Beijos!

      Excluir