sábado, 13 de maio de 2017

Resenha: Shampoo Palmarosa e Lavanda Prymeva

A Natural D' Gaia é uma indústria brasileira, fundada em 2005 no município de Curitiba / PR. Em 2008, tornou-se pioneira na terceirização de cosméticos orgânicos certificados pelo IBD, ou seja, produz cosméticos para marcas que não possuem suas próprias instalações, auxiliando, também, no desenvolvimento de fórmulas, inclusive de cosméticos convencionais e produtos destinados aos animais.
Embora a Natural D' Gaia seja voltada à terceirização, possui a sua própria marca registrada: a Prymeva, através da qual ela concebe e comercializa os seus produtos.

O shampoo Palmarosa e Lavanda faz parte da linha Orgânica da Prymeva, no entanto, o produto possui a certificação IBD de Produtos Naturais (não a de Produtos Orgânicos).
A Prymeva não faz teste em animais e esse produto não contém derivados de animais (portanto, é vegano). Além disso, é liberado para quem segue a técnica low poo.

Shampoo Palmarosa / Lavanda. Figura: Prymeva.

Informações do Produto:
O Shampoo Palmarosa e Lavanda foi desenvolvido de maneira natural e exclusiva. Conferindo um tratamento de maneira natural ao couro cabeludo e da fibra capilar, mantém os cabelos limpos tratados e perfumados por mais tempo, devido ao alto poder de fixação dos seus óleos essenciais e conferindo brilho extra.
Possui em sua fórmula os seguintes ativos:
. Óleo essencial de Lavanda (lavandin)
. Óleo essencial de Palma Rosa
. Hidrolato de Capim Patchouli
. Extrato Vegetal de Camomila, Germe de Trigo e Lavanda
.
Quantidade: 250 ml.

Composição:
Water, Decyl glucoside, Lauryl glucoside, Sodium cocoil glutamate, Xanthan gum, Lavandula hybrida oil, Cymbopogon martini oil, Cymbopogon citratus (lemongrass) oil, Panthenol, (Dehydroaceti acid and Benzoic acid and Benzyl alcohol), Glycerin, Latic acid, Chamomilla recutita extract, Triticum vulgare (wheat) germ extract, Lavandula angustifólia (Lavender) extract and *Pogostemon cablin oil (Hydrolate or floral Waters).

* Produtos orgânicos certificados

Mais informações sobre os ingredientes [em inglês]: http://www.ewg.org/skindeep/product/733677/Prymeva/

Recomendações de Uso:
Aplicar o shampoo sobre os cabelos molhados durante o banho e massagear por alguns minutos. Enxaguar e repetir a operação se necessário.

Indicações: Cabelos secos e danificados.


Minha Opinião:
O shampoo possui textura de um gel ralo, típica desses produtos naturais para higienização dos cabelos. Por isso, para usá-lo, ou eu pego uma pequena quantidade, esfrego entre as mãos e vou aplicando por partes no couro cabeludo, ou separo a quantidade que irei usar, diluo em água - aproximadamente 50% (nunca diluir no recipiente do produto, pode desestabilizar a fórmula), misturo bem e distribuo sobre a extensão do couro cabeludo. O rendimento do produto é bom, mas para isso eu massageio bastante a couro cabeludo, de modo a otimizar a limpeza.
A cor do produto varia entre o laranja e o rosa, conforme a luz.

Textura do shampoo Palmarosa e Lavanda, Prymeva. Foto: (a)flora.

Diluição do shampoo Palmarosa e Lavanda, Prymeva. Foto: (a)flora.

O shampoo faz uma espuma média e uma limpeza bastante eficiente, sendo possível desembaraçar os fios com cuidado com os dedos, pois a extensão não fica com nós. Como eu não lavo os cabelos todos os dias, sinto a necessidade de fazer duas aplicações. Ao final, a raiz fica bem soltinha, o couro cabeludo limpo e os fios brilhosos. O cheiro é bom (herbal/ floral) e permanece por algumas poucas horas nos cabelos.

Acredito que possa ser uma boa opção para quem vai comprar o seu primeiro shampoo natural, devido à presença de espuma (alguns shampoos naturais não a produzem, o que causa estranhamento em um primeiro momento) e por ter um poder de higienização superior a outros naturais/ orgânicos que já usei. Há uma versão para cabelos oleosos, a de Capim Limão e Alecrim.

Obs: Meu cabelo é "normal" na raiz e ressecado no comprimento, com textura média.

Considerações Finais:
Primeiramente, acho que o nome da linha de produtos deveria ser outro. O shampoo, por exemplo, possui certificação IBD de Produtos Naturais, com apenas um componente orgânico. Para quem não lê composição, isso não fica claro.
A Prymeva possui três linhas, a Orgânica (que é natural), a Pure (que é uma convencional, com ingredientes polêmicos, melhorada, no sentido de possuir uma quantidade de ativos naturais maior em relação ao comumente encontrado nessa categoria) e a Care (não consegui verificar a fórmula). Então, fica o alerta.
Por fim, infelizmente, o site é pouco informativo. Por exemplo, não há composição dos produtos disponível, nem informações sobre a empresa.



Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário