quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Receita: Creme de Beterraba

Estou pensando em um novo formato para o blog, mas enquanto isso não ocorre, sigo aqui, mesmo que esteja sumida ultimamente. Para essa "volta", trouxe uma receita simples, nutritiva e muiiito deliciosa!

Essa é uma versão de creme de beterraba para pessoas que, assim como eu, não gostam tanto da versão cozida dessa hortaliça. Também, diferentemente de vários cremes e sopas que a levam, não se usa creme de leite, o que não compromete em nada a textura cremosa final.

Creme de beterraba. Foto: (a)flora.


Ingredientes:
- 2 beterrabas pequenas;
- 2 cenouras médias;
- 4 dentes de alho;
- 250 ml de água OU 100ml de leite de coco caseiro e 150ml de água OU 2 colheres de leite de coco industrializado e 240 ml de água;
- azeite de oliva;
- sal, noz moscada e pimenta a gosto;
- gergelim (opcional).

Modo de Preparo:
Retire as folhas e as cascas das beterrabas, cortando-as em pedaços pequenos. Faça o mesmo com as cenouras. Separe os dentes de alho, mantendo a casca. Coloque tudo em uma forma antiaderente, regue com azeite de oliva e leve ao forno (fogo médio) até que tudo esteja macio (cerca de 50 minutos).

Retire os ingredientes do forno e deixe amornar. Transfira a cenoura, a beterraba e o alho sem casca para o liquidificador, tempere com sal, noz moscada e pimenta e acrescente os líquidos aos poucos até que fique um creme homogêneo. Conforme o seu gosto, pode ser que precise um pouco mais ou menos de água/leite de coco, então vá controlando a dosagem.

Se preferir, pode aquecer o creme novamente ou coloque diretamente nos recipientes, salpicando um pouco de gergelim.

Rendimento:
Serve quatro cumbucas pequenas.


Observações:
Eu acho o gosto do leite de coco industrializado muito forte e um pouco enjoativo, por isso coloquei a opção de usar uma pequena quantidade, que considero suficiente para dar um toque no sabor final. Sem dúvidas, a versão com o leite de coco caseiro fica muito mais saborosa e leve, mas ambos são apenas complementos, ficando a opção de usar somente água igualmente satisfatória.
Deixando o creme mais grosso, pode-se usar como uma pastinha para passar em torradas, por exemplo. Com uma espessura mais líquida, tem-se a opção de servir como um molho para massa. Enfim, é uma receita multiuso, então se sobrar não tem problema!

Bom apetite!

Contato:
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário