sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Resenha: Flor da Noite Cativa Natureza II: Hidratação

Dando continuidade ao post anterior, hoje escrevo sobre os hidratantes Flor da Noite, da Cativa Natureza, que são o creme facial noturno e o creme para a área dos olhos.

Na época em que adquiri os produtos, entrei em contato com a marca para saber se era necessário utilizar protetor solar durante o dia, como é frequentemente indicado quando se trata manchas de pele com produtos convencionais, e a resposta foi negativa, ou seja, não é obrigatório. Caso eu quisesse, foi-me indicado utilizar o BB Cream da marca, que possui fotoproteção, o que eu não fiz.
Dito isto, sigo com as resenhas!


Creme Facial Noturno - Flor da Noite

Creme Facial Noturno Flor da Noite, Cativa Natureza. Foto: (a)flora.


Informações do Produto (site):
O Creme Facial Noturno Flor da Noite proporciona um tratamento clareador e rejuvenescedor da pele, pois foi desenvolvido com uma combinação inovadora de óleos de Rosa Mosqueta e Pracaxi, além de extratos de Physalis, Pitanga e Belides. Estes são ativos naturais ricos em antioxidantes que estimulam a produção de colágeno, atuam na inibição da formação de melanina e remoção de células pigmentadas, amenizando as manchas de pele. Esse creme promove a hidratação de forma profunda, tonifica a pele, combate os radicais livres e tem efeito anti-aging, reduzindo rugas e linhas de expressão. Possui textura leve, de rápida absorção e um perfume suave e delicado que emana naturalmente de sua elaboração com com óleos essenciais. É indicado para prevenir e reduzir rugas e linhas de expressão além de amenizar manchas na pele. Para uso noturno. O Belides é um ingrediente botânico obtido das flores de Bellis perennis (margarida), rico em diversas moléculas bioativas com uma surpreendente capacidade de inibição da melanogênese. Ele é o único ativo que atua em todas as etapas da melanogênese, agindo antes, durante e após a formação de melanina na pele, proporcionando resultados rápidos e com alta eficácia.
Atenção: Os produtos da linha Flor da Noite possuem uma concentração alta de ativos, por este motivo pode haver um estímulo (formigamento) e vermelhidão logo após a aplicação, voltando ao normal rapidamente. Este efeito é benéfico, ao contrário do que possa parecer!

Quantidade: 30 gramas.

Composição:
Melaleuca alternifolia Leaf Water* (Hidrolato de Tea Tree), Aqua, Coco-Caprylate, Cetearyl Olivate, Sorbitan Olivate, Pentaclethra macroloba Seed Oil* (Óleo de Pracaxi), Stearic Acid, Eugenia uniflora Fruit Extract* (Extrato de Pitanga), Rosa rubiginosa Seed Oil (Óleo de Rosa Mosqueta), Glycerin, Theobroma grandiflorum Seed Butter* (Manteiga de Cupuaçu), Benzyl Alcohol, Glycerin, Physalis angulata Extract (Extrato de Physalis), Glyceryl Stearate, Manihot utilissima Starch (Fécula de Mandioca), Glyceryl Caprylate, Potassium Sorbate, Xantha Gum, Lavandula hybrida Oil (Óleo Essencial de Lavandim), Bisabolol, Cymbopogon Citratus Leaf Oil* (Óleo Essencial de Capim Limão), Bellis perennis (Daisy) Flower Extract* (Belides) Extrato de Margarida), Geranium maculatum Oil (Óleo Essencial de Gerânio) e Linalool.
 Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Possui certificação IBD Ingredientes Naturais. Produto Vegano. Não é testado em animais e sem ingredientes de origem animal. 100% Cruelty-Free.Possui 74,4% de insumos orgânicos rastreados.


Recomendações de Uso:
Aplique o creme no rosto, com a pele limpa e seca, massageando até completa absorção. Para melhores resultados, use a linha completa Flor da Noite e aplique o creme noturno depois de limpar e preparar a pele com Sabonete Líquido Facial Flor da Noite e o Tônico Facial Flor da Noite.

Minha opinião:
O creme facial noturno vem em uma embalagem externa de papel e o conteúdo em um frasco plástico tipo bisnaga com tampa flip top na base, mantendo o produto concentrado perto da tampa.
As características físicas do produto em si são: textura média, coloração clara e cheiro bastante suave, floral refrescante. De rendimento médio/ alto, é absorvido rapidamente, como outros cremes faciais da Cativa Natureza que já experimentei. Esse hidratante é bem forte, no sentido de que ativa a circulação da pele, deixando-a instantaneamente bem vermelha, conforme alertado pela marca, e esquentando-a, causando um pequeno desconforto nas primeiras vezes de uso. Esse efeito durou bastante tempo em mim, acredito que uns dois meses, depois foi ficando cada vez menor. Assim, se você tem pele sensível, é bom conversar antes com alguém da marca para certificar-se de que ele será próprio para a sua condição.
Como o creme não rende na mesma proporção que os produtos de limpeza, de tonificação e da máscara, acabei adquirindo uma segunda caixa, até porque sei que tratar manchas de pele é bem complicado e leva um certo tempo. Ressalto que eu adicionava um pouco mais (bem pouco mesmo) ao passá-lo nas partes mais pigmentadas no rosto, além de usá-lo no pescoço e, eventualmente, no colo.
Bem, eu tenho três manchas na face, além de sardas bem clarinhas desde a infância, que não sofrem interferência nesse caso. Ao longo do uso do primeiro hidratante, não estava sentindo diferença, mas quando esse estava próximo do fim, ao observá-las, tive a impressão, sem muita certeza, de que duas delas estavam levemente mais claras. Isso também pesou na decisão de adquirir o segundo pote, pois nada impediria de usar os demais produtos com outro hidratante.
Segui usando o conjunto completo e, chegando ao final do tratamento, confirmei que uma das manchas não mudou e as outras duas melhoraram, mas não perto de sumirem, algo realmente sutil.
Já no quesito antiaging, achei o resultado mais satisfatório. Embora esse fator seja difícil de avaliar, tenho em vista que foi o primeiro produto que consegui enxergar, literalmente, a sua ação. Portanto, considero que é, sim, potente e cumpre o papel almejado, dentro das limitações de um cosmético, obviamente! Como resultado, a pele fica iluminada, bem hidratada e viçosa.
Por fim, achei curioso que mesmo tendo ingredientes adstringentes (como o hidrolato de tea tree e extrato de pitanga, por exemplo), o produto pesou um pouco na minha pele, que é mista. Todos os dias de manhã, ela estava mais oleosa do que o normal.
Destaco que totalizei, aproximadamente, cinco meses de uso contínuo e exclusivo dessa linha -  exceto pelo creme diurno, que não faz parte do portfólio (optei por hidratantes mais "neutros" para poder avaliar melhor os resultados).



Creme para Área dos Olhos - Flor da Noite

Creme para a área dos olhos Flor da Noite, Cativa Natureza. Foto: (a)flora.


Informações do Produto (site):
O Creme para Área dos Olhos Flor da Noite foi desenvolvido especialmente para tratamento clareador e rejuvenescedor da região dos olhos. A pele dessa região é delicada e uma das primeiras a apresentar rugas e linhas de expressão, por isso, exige um cuidado especial. Indicado para todos os tipos de pele para hidratação, tratamento anti aging e especialmente clareador da área dos olhos, possui textura aveludada e refrescante, proporciona uma finalização confortável. Indicado também para peles maduras, sem vida. Desenvolvido com alta concentração de ativos antioxidantes e clareadores que auxiliam no estímulo à produção de colágeno, o Creme para Área dos Olhos melhora o aspecto de olhos e pálpebras cansadas, a textura e o relevo cutâneos na região periocular. Esse creme é formulado com a combinação de óleos de Rosa Mosqueta, Pracaxi e Extratos de Physalis e Pitanga, que contêm uma alta concentração de ativos antioxidantes, auxiliam na inibição dos processos de manchas e ação danosa dos radicais livres. O creme tem ação clareadora, estimula a produção de colágeno, hidrata, tonifica a pele, melhorando o aspecto de olhos cansados e das pálpebras. Ajuda a combater as olheiras, reduz rugas e linhas de expressão. Promove um efeito rejuvenescedor e revitalizante em toda área dos olhos.

Quantidade: 15 gramas.

Composição:
Melaleuca alternifolia Leaf Water* (Hidrolato de Tea Tree), Aqua, Coco-Caprylate, Cetearyl Olivate / Sorbitan Olivate, Pentaclethra macroloba Seed Oil* (Óleo de Pracaxi), Stearic Acid, Eugenia uniflora Fruit Extract* (Extrato de Pitanga), Rosa rubiginosa Seed Oil (Óleo de Rosa Mosqueta), Glycerin, Aqua / Benzyl Alcohol / Glycerin/ Physalis angulata Extract (Extrato de Physalis), Theobroma grandiflorum Seed Butter* (Manteiga de Cupuaçu), Glyceryl Stearate, Glyceryl Caprylate, Potassium Sorbate, Xantha Gum, Lavandula hybrida Oil (Óleo Essencial de Lavandim), Bisabolol, Cymbopogon citratus Leaf Oil* (Óleo Essencial de Capim Limão), Geranium maculatum Oil (Óleo Essencial de Gerânio) e Linalool.
 Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Possui certificação IBD Ingredientes Naturais. Produto Vegano. Não é testado em animais e sem ingredientes de origem animal. 100% Cruelty-Free.*Insumos orgânicos.75,8% de insumos orgânicos rastreados.
Recomendações de Uso:
Aplique o creme na região dos olhos, com a pele limpa e seca, massageando até completa absorção. Em caso de sensibilidade ao produto, suspender o uso.

Minha Opinião:
O creme para a área dos olhos possui a mesma apresentação do facial, diferenciando-se pelo tamanho. Aliás, os cremes são bem parecidos, fato que os ingredientes são, em boa parte, iguais. Contudo, esse creme é mais suave. Já passei o hidratante facial perto dos olhos, provocando ardência. Com esse creme específico, no meu caso, isso não acontece.
Sobre as promessas do produto, não senti diferença quanto à diminuição de linhas, que eu tenho poucas e finas abaixo dos olhos. Mas, em compensação, cumpre o compromisso de a área ficar mais bonita, iluminada e bem hidratada. A textura, que é um pouco mais fluida do que o creme facial, realmente ajuda na espalhabilidade, o que é positivo, tendo em vista que produtos muito secos são ruins de aplicar nessa região. Quanto à refrescância descrita nas informações, não a detectei. Não tenho grandes problemas com bolsas ou olheiras, então não posso avaliar o produto nesse sentido.
Esse creme durou mais do que o hidratante facial, mas menos do que os demais, por isso, também, utilizei duas unidades.



Observações Finais:
Quando adquiri a linha completa, meu intuito maior foi o tratamento de manchas, e eu estava com expectativa bem alta no início. Mesmo tendo um resultado discreto, considero que a minha experiência foi positiva, pois há muitos anos usei produtos convencionais para essa finalidade e simplesmente não surtiu efeito algum. Além disso, tenho consciência da dificuldade que é esse tipo de tratamento, que deve estar clara para quem pretende investir nessa empreitada. Saliento que cada mancha e pele são distintas entre as pessoas, assim como as suas causas e, consequentemente, os resultados.
Sobre o creme facial, eu simplesmente adorei sentir a circulação bem ativada.  Isso se aplica à proposta antiaging, visto que a renovação da pele vai diminuindo conforme a idade, aliada a outros fatores. O mais próximo dessa sensação que experimentei antes foi com máscara de argila, mas não chega perto da causada por esse produto.
Confesso que o creme para a área dos olhos foi o que menos gostei em todo o conjunto, mas não tenho muita experiência com esse tipo de produto. Pelo o que observo, não há milagres, muito embora se prometa diminuição de linhas e rugas com bastante frequência na cosmética, enfim. De um modo geral, creio que os cremes para área dos olhos atuam muito mais como um preventivo e, nesse caso, ele cumpre seu papel, pois aparentemente manteve-se estável essa parte super delicada do rosto.

Encerradas as minhas considerações sobre os hidratantes, informo que no próximo post apresentarei a parte final dessa sequência de resenhas da linha Flor da Noite, com a máscara facial (o que mais gostei da linha!).



A reprodução de conteúdo do blog (a)flora é permitida desde que citada a fonte.

Contatos:
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário