sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Resenha: Flor da Noite Cativa Natureza I: Limpeza e Tonificação

Há uns meses atrás decidi tratar algumas manchas de pele e apostei na linha noturna Flor da Noite da Cativa Natureza, cuja proposta é exatamente essa aliada ao potencial anti-aging.

Comprei todos os produtos da linha, com o intuito de potencializar o tratamento, por isso, essa  resenha será dividida em partes. Nessa primeira, trago as minhas considerações sobre o sabonete facial e a loção tônica. Depois, falarei sobre os hidratantes noturno e para a área dos olhos, além da máscara de tratamento. Embora a linha seja voltada para os cuidados noturnos, a parte de limpeza e tonificação pode ser aplicada durante o dia.


Sabonete Líquido Facial Flor da Noite

Sabonete líquido facial Flor da Noite, Cativa Natureza. Foto: (a)flora.

Informações do Produto:
O Sabonete Líquido Facial Flor da Noite limpa a pele de forma suave e eficaz, removendo as impurezas e proporcionando sensação de frescor e maciez. Foi desenvolvido com uma combinação de ativos naturais como extrato de Physalis (rico em antioxidantes, combate os radicais livres e os sinais de envelhecimento da pele, tem ação clareadora e ajuda amenizar as manchas na pele), Belides (possui efeito clareador, amenizando manchas na pele e prevenindo o envelhecimento da pele ) e óleo de Rosa Mosqueta (hidratante e regenerador, muito usado para amenizar cicatrizes e manchas na pele). Auxiliam no clareamento de manchas na pele e promovem um efeito anti-aging, prevenindo o aparecimento de rugas. O sabonete possui perfume natural elaborado com óleos essenciais. Indicado para todos os tipos de pele. O produto pode causar vermelhidão na pele na primeira aplicação devido ao estímulo natural do extrato de flores de ação clareadora.O Belides é um ingrediente botânico obtido das flores de Bellis perennis (margarida), rico em diversas moléculas bioativas com uma surpreendente capacidade de inibição da melanogênese. Ele é o único ativo que atua em todas as etapas da melanogênese, agindo antes, durante e após a formação de melanina na pele, proporcionando resultados rápidos e com alta eficácia.Atenção: Os produtos da linha Flor da Noite possuem uma concentração alta de ativos, por este motivo pode haver um estímulo (formigamento) e vermelhidão logo após a aplicação, voltando ao normal rapidamente. Este efeito é benéfico, ao contrário do que possa parecer!

Quantidade: 80 gramas.

Composição:
Melaleuca alternifolia Leaf Water* (Hidrolato de Tea Tree), Aqua, Eugenia uniflora Leaf Extract* (Extrato de Pitanga), Lauryl Glucoside, Caprylyl , Capryl , Wheat Bran , Straw Glycosides, Fusel Wheat Bran, Straw Glycosides , Polyglyceryl-5 Oleate, Sodium Cocoyl Glutamate, Glyceryl Caprylate, Aqua, Sodium Cocoyl Glutamate, Xanthan Gum, Glyceryl Caprylate, Shea Butter Oleyl Esters, Benzyl Alcohol, Potassium Sorbate, Citric Acid, Lavandula hybrida Oil (Óleo Essencial de Lavanda), Bisabolol, Cymbopogon citratus Leaf Oil* (Óleo Essencial de Capim Limão), Geranium maculatum Oil (Óleo Essencial de Gerânio), Rosa rubiginosa Seed Oil (Óleo de Rosa Mosqueta), Glycerin , Physalis angulata extract (Extrato de Physalis), Bellis perennis (Daisy) Flower Extract* (Belides , Extrato de Margarida) e Linalool.
Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Possui certificação IBD Ingredientes Naturais. Produto Vegano. Não é testado em animais e sem ingredientes de origem animal - Vegano. 100% Cruelty-Free. Possui 73,7% de insumos orgânicos rastreados.

Recomendações de Uso:
Aplique o sabonete sobre a pele úmida com movimentos circulares, enxaguando em seguida. Para melhores resultados, use a linha completa Flor da Noite e após o Sabonete Facial, aplique na pele o Tônico Facial Flor da Noite.

Minha Opinião:
Esse sabonete líquido facial vem em uma embalagem plástica resistente, com uma válvula pump, que pode ser travada, para retirar o produto. Possui cor amarronzada, um aroma floral (de campo, não de rosas) e textura média, que flui em contato com a pele, formando uma espuma macia, que limpa com uma leve refrescância e de forma moderada, ou seja, naturalmente não é tão leve como uma loção de limpeza natural, mas também não é muito adstringente; vale dizer que não senti a pele repuxando ou ressecada com o uso frequente. No sentido da limpeza, cumpre o que promete: limpeza suave e eficaz. A marca também afirma que ajuda a potencializar o clareamento de manchas, devido aos ativos presentes em todos os produtos, contudo, acho difícil mensurar esse fato em um sabonete (sobre as manchas falarei mais nas próximas resenhas da linha). O sabonete não me causou qualquer tipo de ardência ou vermelhidão, o que ocorre com o creme facial e a máscara, no meu caso, devido à estimulação que promove.
Eu optei por usar o sabonete apenas de noite, pois tenho usado algo mais leve de manhã, atualmente a loção de limpeza Maria da Selva da própria Cativa. Dessa forma, o sabonete durou cerca de 4 meses, que é um período considerável, sendo que normalmente uso um pouco menos de um pump para lavar o rosto.


Tônico Facial Flor da Noite

Tônico facial Flor da Noite, Cativa Natureza. Foto: (a)flora.

Informações do Produto:
O Tônico Facial Flor da Noite refresca, limpa e tonifica instantaneamente a pele, além de remover a maquiagem e impurezas. Proporciona uma limpeza leve, deixando a pele preparada para a aplicação do Creme Facial Flor da Noite. O tônico facial é um produto suave, sem álcool e possui Hidrolato de Tea Tree, um antisséptico natural. Deixa a pele macia, lisa e mais bonita. Esse tônico possui uma fórmula inovadora desenvolvida para auxiliar no clareamento de manchas e hidratar. Além isso, tem ação anti-aging, amenizando rugas e linhas de expressão. Sua fórmula contém óleo de Rosa Mosqueta, Aloe Vera, e extratos de Physalis, Pitanga e Belides. São ativos naturais ricos em antioxidantes e com propriedades rejuvenescedoras que estimulam a produção de colágeno, atuam na inibição da formação de melanina e remoção de células pigmentadas, amenizando as manchas de pele. Auxilia no clareamento da pele e atua como hidratante.O Belides é um ingrediente botânico obtido das flores de Bellis perennis (margarida), rico em diversas moléculas bioativas com uma surpreendente capacidade de inibição da melanogênese. Ele é o único ativo que atua em todas as etapas da melanogênese, agindo antes, durante e após a formação de melanina na pele, proporcionando resultados rápidos e com alta eficácia.Atenção: Os produtos da linha Flor da Noite possuem uma concentração alta de ativos, por este motivo pode haver um estímulo (formigamento) e vermelhidão logo após a aplicação, voltando ao normal rapidamente. Este efeito é benéfico, ao contrário do que possa parecer!

Quantidade: 120 ml.

Composição:
Aqua, Melaleuca alternifolia Leaf Water* (Hidrolato de Tea Tree), Eugenia uniflora Leaf Extract* (Extrato de Pitanga), Aloe barbadensis Leaf Extract (Extrato de Aloe Vera / Babosa), Glycerin, Caprylyl / Capryl / Wheat Bran / Straw Glycosides / Fusel Wheat Bran / Straw Glycosides / Polyglyceryl-5 Oleate / Sodium Cocoyl Glutamate / Glyceryl Caprylate / Physalis angulata Extract (Extrato de Physalis), Bellis perennis (Daisy) Flower Extract (Belides / Extrato de Margarida), Sodium Bensoate, Benzyl Alcohol, Benzyl Alcohol / Lavandula hybrida Oil (Óleo Essencial de Lavanda), Bisabolol, Potassium Sorbate, Rosa rubiginosa Seed Oil (Óleo de Rosa Mosqueta), Cymbopogon citratus Leaf Oil* (Óleo Essencial de Capim Limão), Geranium maculatum Oil (Óleo Essencial de Gerânio), Citric Acid e Linalool.
Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Possui certificação IBD Ingredientes Naturais. Produto Vegano. Não é testado em animais e sem ingredientes de origem animal - Vegano. 100% Cruelty-Free. Contem 70,9% de insumos orgânicos rastreados.

Recomendações de Uso:
Para tonificar, borrife diretamente na pele ou aplique com o auxílio de algodão para limpeza. Para remoção de maquiagem, umedeça o algodão com o tônico e aplique sobre o rosto e pescoço com movimentos circulares.Para melhores resultados, use a linha completa Flor da Noite e aplique o Tônico Facial depois de limpar a pele com o Sabonete Líquido Facial Flor da Noite. Após o tônico, aplique o Creme Facial Noturno Flor da Noite.

Minha Opinião:
O tônico facial Flor da Noite é um produto bem diferente dos outros que já usei com essa finalidade. Ele vem em uma embalagem plástica bem resistente com uma válvula spray com tampa. Como eu tenho evitado usar algodão, tenho aplicado um ou dois jatos na palma das mãos, espalhando o produto entre elas. O curioso é que o tônico transforma-se em uma espuma cremosinha, diferente da textura normalmente aquosa desse tipo de produto, que em contato com a pele traz um leve efeito tensor. Assim como o sabonete, eu considero um tônico de médio potencial adstringente para a categoria de produtos naturais, pois não é super suave, tampouco irritante ou ardido. Acho que é uma boa pedida para quem prefere algum produto mais forte que um hidrolato, por exemplo, visto que retira os resíduos de sujidade da pele com eficiência, ideal para quem usa maquiagem diariamente. Destaco que passando na área dos olhos, para retirar o resto de lápis de olho, delineador e máscara de cílios, não arde, nem irrita.
O rendimento é muito grande, o maior da linha inteira. Creio que durou uns seis meses.


Observações Finais:
Esses dois produtos vêm sem embalagem externa, o que é muito legal sob o ponto de vista da produção de lixo. No entanto, as informações que cabem nos recipientes são reduzidas, de modo que não contempla tudo o que está escrito no site, por exemplo. No meu caso, não chega a ser um problema, mas nem todo mundo possui o hábito de olhar o site da marca.
Achei um bom custo/ benefício, considerando o tempo de duração e a qualidade dos produtos. O tônico, especialmente, encantou-me.
Uma opção mais em conta seria comprar o sabonete de argila branca da própria Cativa (que também é suave e tem propriedades clareadoras) com esse Tônico Facial.


A reprodução de conteúdo do blog (a)flora é permitida desde que citada a fonte.

Contatos:
E-mail: aflorablog@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá, obrigada por compartilhar essas informações, estava com dúvidas se invenstia no tônico, mas agora depois de ler sua resenha resolvi experimentar... Aguardo as próximas. Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenhas gostado!
      Entre hoje e amanhã colocarei a resenha dos hidratantes, faltam apenas alguns ajustes!

      Excluir