segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Receita: Nibs de cacau

Mais uma receita super fácil e que exige tempo para o preparo...

Os nibs de cacau são as sementes do cacau em fragmentos. São vendidos em lojas de produtos naturais e são super caros, por isso nunca comprei, embora tivesse a curiosidade de experimentá-los. Eis que encontro um fruto de cacau em Porto Alegre... Que alegria!! Creio que a maior dificuldade dessa receita seja essa, encontrar o fruto para vender em lugares que não é produzido.

Cacau. Foto: Lucile / (a)flora.

O gosto do cacau é inexplicável... Uma mistura de azedinho com um fundo doce, um sabor delicado, a textura da polpa é aveludada... Um luxo! 

Pesquisando sobre como fazer os nibs, li que é preciso fermentar as sementes antes. Assim, pode-se deixar a polpa inteira para o processo. Eu jamais faria isso porque é perder a oportunidade de saborear esse fruto... Então, para consumir a polpa, você pode espremer as sementes, tomando o sumo, ou comê-las diretamente, como um "drops". Como eu fiz para o meu próprio consumo, não vi problemas em colocar as sementes diretamente na boca... Além disso, é uma delícia arrancá-las assim...
Bom, mesmo depois de espremê-las ou chupá-las, restará polpa ao redor da semente, que não deve ser retirada, pois ajudará no processo de fermentação.

Ingrediente:
Cacau

Modo de preparo:
Coloque as sementes submersas em água filtrada em um recipiente coberto por um pano limpo. Deixe-as fermentar por alguns dias (eu deixei cinco dias). Após, descarte a água. Coloque as sementes sobre um pano limpo em algum lugar ventilado e com sol (não precisa retirar a casca). Espere que elas sequem naturalmente (deixei por uma semana porque aqui o tempo está instável).
Depois de secas, coloque-as em uma panela de ferro (ou outra de sua preferência) em fogo baixo, mexa até que as cascas fiquem fáceis de remover (não deixe muito tempo, pois ficarão mais amargas). Desligue o fogo e retire as cascas manualmente.
Para transformá-las em fragmentos, utilizei um socador, partindo-as na própria panela. Nessa hora as sementes liberam um aroma delicioso de chocolate. A semente quebra com muita facilidade, então você pode controlar o tamanho que deseja consumi-la. 

Nibs de cacau. Foto: Lucile / (a)flora.

Os nibs têm um sabor um pouco amargo, que lembra café. Normalmente coloca-se por cima de sobremesas, como iogurtes, cremes ou até mesmo por cima de bolos.
O rendimento é pequeno, deve ter dado algo em torno de 100g a 150g.

Bom apetite!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog
E-mail: aflorablog@gmail.com

Referência:
http://come-se.blogspot.com.br/2014/07/como-fazer-chocolate-partir-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário