quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Resenha: Sabonete (facial) de argila amarela Cativa Natureza

Há muito tempo não usava um sabonete específico para o rosto durante o banho. Como utilizo sabonetes que são 100% naturais, não estava sentindo necessidade de tê-los separadamente. Contudo, nesse inverno fez dias muito gelados aqui no sul e senti que a pele do rosto andava mais ressecada, mesmo a minha sendo mista. Por isso resolvi voltar a usar um para as necessidades da pele do rosto, que é mais sensível e fica mais exposta.
Uso vários produtos da Cativa Natureza, empresa fundada em 2008, pioneira na produção de cosméticos com insumos orgânicos rastreados no Brasil. De acordo com a empresa:
Um produto com insumos orgânicos rastreados é muito mais que um produto sem agrotóxicos e aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos etc.), conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica.

Consumindo orgânicos, incentivamos a produção, obedecendo a normas rígidas de certificação que proíbem a utilização de agrotóxicos, e participamos de um processo de reconstrução ambiental: conservação e proteção dos recursos naturais, recuperação da fertilidade do solo e restauração da biodiversidade.

Seus fabricantes assumem publicamente o compromisso de não fazer testes em animais e tampouco usar espécies de frutas ou flores em extinção.
A marca possui o selo IBD, que é a maior certificadora de matérias-primas orgânicas da América Latina, e  do Tecpar, que garante a procedência e o processamento de um produto orgânico. A empresa possui todos os seus produtos com essa concepção, diferente de outras, tão boas quanto, que optam por ter uma linha convencional também. Esse fato facilita a busca por algum produto para quem está iniciando o uso de cosméticos naturais e possui certa dificuldade em ler uma fórmula.
A Cativa conta com loja física em Curitiba/ PR e em Fortaleza/ CE, mas também possui revendedores em outras cidades. Além disso, é possível adquirir os produtos em diversas lojas virtuais.

Logo que migrei para esse tipo de produto, utilizei o sabonete de argila verde, pois minha pele era bem mais oleosa. Depois, fui alternando com o de argila branca. Agora, considerando as minhas novas necessidades e pensando no frio intenso e água super quente no banho, resolvi comprar o de amarela.

Sabonete Argila Amarela.
Figura: Cativa Natureza.

Informações do produto:
Com propriedades minerais, o sabonete de argila amarela limpa profundamente e protege as peles delicadas. Sua base vegetal com ingredientes orgânicos rastreados, óleos essenciais orgânicos rastreados e argila amarela, rica em Dióxido de Silício, auxilia na redução das inflamações, efeito tensor, melhorando a circulação sanguínea, tendo um papel fundamental na reconstituição dos tecidos.
Tem efeito hidratante, regenerador, auxiliando o combate ao envelhecimento.  
Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes sintéticos e fragrâncias sintéticas, conservantes sintéticos e sulfatos. Embalagem biodegradável. Não testado em animais.
Conserve seu sabonete de argila amarela ao abrigo da luz, calor e umidade. Mantenha fora do alcance de crianças.

Indicação:
Indicada para peles sensíveis.
Ingredientes:
Elaeis guineensis oil*, Elaeis guineensis stearic acid, Helianthus annuus organic oil*, sodyum hidroxide, alcohol*, sucrose*, citric acid, citral, linalool, geraniol, argilla, Palm stearin*, Cymbopogon citratus*, Lavandula officinalis, Pogostemon cablin, melaleuca alternifolia*, essential oils, Copaifera officinalis oil, aqua.
*Componentes orgânicos.  81,7% de Insumos orgânicos rastreados.
O hidróxido de sódio presente na fórmula é normal, pois para fazer sabão, necessita-se basicamente de óleo, água e uma substância alcalina, como a soda cáustica. Contudo, ao reagir quimicamente, o hidróxido é neutralizado. Por isso, está presente ou não na descrição da composição dos sabões naturais.

Recomendações de uso:
Aplique o sabonete de argila amarela sobre a pele molhada fazendo movimentos circulares, enxague em seguida. Uso externo.

Minha opinião:
Antes de usá-lo, assim como com outros sabonetes naturais, divido-o em duas partes, pois ajuda no rendimento, que por sinal é excelente.  A foto abaixo corresponde ao uso de uns vinte dias e percebe-se que a diferença de tamanho entre as partes é pequena. Lembrando que o uso apenas uma vez ao dia, de noite, pois de manhã tenho higienizado o rosto com uma loção de limpeza.

Sabonete argila amarela Cativa Natureza.
Foto: Lucile / (a)flora.


Para a aplicação, passo o sabonete rapidamente entre as mãos úmidas, em seguida, esfrego as palmas para produzir espuma, então aplico no rosto molhado em movimentos circulares e ascendentes. A espuma é média e o cheiro, suave. Pela textura é possível perceber que não é um sabonete agressivo e sim delicado. Quando enxaguo o rosto, não tenho a sensação de pele repuxando. Fica limpa e seca, porém, macia, mas não com a sensação de hidratação de um produto para esse fim, obviamente. É difícil avaliar todos os efeitos prometidos, mas, por enquanto, seguirei utilizando sabonete para o rosto, pois sinto que tem contribuído para que a pele fique mais equilibrada e, por consequência, bonita.
 
Espuma do sabonete de argila amarela Cativa Natureza.
Foto: Lucile /  (a)flora.

É importante deixá-lo em uma saboneteira drenada. Se dividi-lo, manter a outra metade ao abrigo da luz e do calor.

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário