sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Receita: Sagu de chia

A primeira vez em que experimentei o sagu de chia foi em um restaurante vegano em Porto Alegre/RS. De primeira, achei sensacional o sabor, decifrando os ingredientes que são apenas dois (podendo-se adicionar outros). O único "segredo" é descobrir a quantidade certa de cada item para que a textura fique adequada.

Sagu de chia com leite de coco.
Foto: Lucile / (a)flora.

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa bem cheias de sementes de chia;
- 150 ml de suco de uva integral;
- cravo (opcional);
- coco fresco (opcional);
- leite de coco (opcional).

Modo de Preparo:
Coloque as sementes de chia em uma peneira fina e lave com água corrente. Deixe-as escorrer.
Em um pote pequeno de vidro com tampa (eu uso esses de geleia), despeje o suco de uva integral, acrescentando as sementes de chia e dois cravos. Tampe o pote de vidro e chacoalhe o recipiente de modo a  misturar bem os ingredientes. Coloque na geladeira. Após 4 horas, mexa novamente.
Fica pronto em cerca de 8h.

Depois que está pronto, pode-se acrescentar a cobertura líquida, se assim o desejar. Primeiramente, se necessário, transfira o sagu para o recipiente em que irá servi-lo. 
Eu achei um coco fresco por aqui, o que não é fácil, então cortei algumas lascas e coloquei na parte de cima. 

Sagu de chia com lascas de coco.
Foto: Lucile / (a)flora.

Experimentei, ainda, acrescentar o leite de coco caseiro. Gostei muito dessa forma, pois ele tem um sabor delicado. É importante salientar que a concentração e a quantidade do leite de coco irão influenciar na textura do sagu no momento em que se come, misturando as duas partes. Se você não quer que fique muito líquido, faça o leite com menos água ou coloque uma quantidade menor por cima do sagu. Também pode-se fazer o sagu um pouco mais firme, usando 4 colheres de sopa cheias de sementes.

Rendimento:
Uma porção.

Bom apetite!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário