terça-feira, 26 de julho de 2016

Receita: Tapioca Três Grãos

Tapioca é uma delícia... Vai bem com doces e salgados, além de substituir o pão no café da manhã, em lanches ou no jantar.

Que tal deixá-la mais nutritiva?

Tapioca Três Grãos. Foto: Lucile / (a)flora.

A primeira vez que vi essa receita foi no lindo blog Papacapim (o link da receita está no final do post). Eu a modifiquei um pouco e atualmente faço a olho, mas é bom começar medindo os ingredientes, pois interfere na liga da goma.

Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de farinha de tapioca;
- 1 colher de chá  de gergelim;
- 1 colher de chá de linhaça;
- 1 colher de chá de aveia em flocos (de preferência finos).

Modo de fazer:
Peneirar a goma de tapioca. Juntar os outros ingredientes e misturar bem.
Coloque a mistura em uma frigideira média (não deixar espaço entre os grãos), formando uma camada uniforme. Ligue o fogo em temperatura baixa. Quando a goma se formar (a tapioca soltar da frigideira), vire o lado e deixe cozinhar rapidamente. É importante ficar atento, pois quando a tapioca queima o gosto fica muito ruim...

Rende 1 porção.
Sirva com o recheio que preferir. Adoro com guacamole (essa receita serve quatro tapiocas).

Bom apetite!

Observações:
a) Se você olhar a receita original, verá que a Sandra faz o processo de outra forma, aquecendo a frigideira antes. Eu não consigo fazer assim, talvez por trabalhar com outro material, acabo queimando. Então, caso de um jeito não dê certo, tente do outro.
b) Recentemente,  a proteste realizou análise de algumas marcas de tapioca comercializadas. Confira as marcas reprovadas (e também uma receita caseira de farinha de tapioca): http://canaldocampoamesa.com.br/analise-aponta-problemas-na-tapioca-quase-caseira/

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
E-mail: aflorablog@gmail.com

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário