domingo, 3 de julho de 2016

Como amenizar cólicas menstruais

Antes de ler as considerações abaixo, informo que esse post não substitui uma consulta médica.

Eu tenho cólicas bem intensas no primeiro dia da menstruação. Dias antes, elas vão surgindo aos poucos, até que chega ao pico quando fico menstruada.
Nunca gostei de tomar remédios e consigo me virar bem com dois tratamentos naturais: sinergia de óleos e chá.

Foto: Lucile / (a)flora
ÓLEOS:
Para uso tópico, utilizo óleos. A forma de aplicação é bem simples: coloco uma quantidade pequena de óleo nas mãos (uma aspersão ou cerca de 7 gotas), esfrego-as e massageio rapidamente a parte inferior do abdômen. Da mesma forma, aplico na lombar (parte inferior das costas). 
Abaixo, segue a sugestão de dois óleos 100% naturais.

O primeiro óleo que usei, que é o meu preferido para esse fim, foi "Shantala" da Phytoessencial, empresa de cosméticos naturais, sediada no Cerrado.

Óleo de banho e massagem Shantala. Figura: Phytoessencial.
De acordo com a empresa:
A sinergia dos óleos essenciais de lavanda francesa e erva doce proporciona uma sensação de suavidade para a pele, hidratação, delicadeza e relaxamento. Tais óleos são usualmente aplicados em tratamento auxiliar de assaduras, cólicas intestinais e menstruais, retenção de líquidos, equilíbrio hormonal, como estimulante da produção de leite em mulheres que estão amamentando, podendo ser utilizado em bebês e crianças.
Composição:
Óleo carreador de babaçu/indaiá (Orbignya oleifera) e girassol (Helianthus annus); sinergia de óleos essenciais de lavanda francesa 40/42 (Lavandula angustifolia) e erva doce (Foeniculum vulgare).
Indicação:
Hidratante da pele e massagens em geral. Exclusivo para uso tópico e externo.
Recomendações de uso:
Após o banho, de preferência com o corpo ainda molhado (mantém a umidade na pele). Na massagem, aplicar em todo o corpo friccionando até a completa absorção. 
Minhas considerações:
É incrível como esse óleo age rapidamente no alívio das cólicas menstruais. De fato, a sinergia do óleo essencial de lavanda, conhecido pelas suas propriedades calmantes, aliado à erva doce, regulador hormonal feminino, é super potente para esse tipo de problema. Não é por acaso que o chamaram de Shantala, cujo nome remete a uma massagem milenar indiana. 
Além disso, o cheiro é delicioso, os dois óleos estão presentes no aroma de forma equilibrada. Usei bastante, também, como óleo corporal pós banho (aprovado!).

Depois que esse óleo terminou, testei um outro que tinha em casa, com uma proposta e uma composição que poderiam servir para cólicas... e deu certo! Escrevi que o outro gostei mais porque ele tem entre as indicações esse uso específico (o que está implícito na composição), já o óleo relaxante da WNF não é diretamente voltado pra isso (com a proposta de um relaxamento mais abrangente). Na prática, a diferença que sinto entre os dois é que o primeiro cessa as cólicas por mais tempo, mas qualquer um deles funciona super bem.

Igualmente, a WNF é uma empresa brasileira. Também é voltada para produtos naturais, sendo bem conhecida no ramo da aromaterapia.

Óleo Corporal Relaxante. Figura: WNF.

De acordo com a empresa:
Os óleos corporais WNF são prontos para serem usados diretamente na pele, face e cabelos. Todos eles são formulados com óleos vegetais selecionados e óleos essenciais, exclusivos da WNF, para atender cinco tipos de tratamentos específicos: relaxamento, tratamento suave, hidratação intensa, drenagens lipolíticas modeladoras e massagens para esportistas. Suas fórmulas permitem resultados imediatos, indicados para massagens, banho, pós-banho, e hidratação, nossos óleos corporais são 100% naturais, livre de conservantes químicos, parabenos. E não são testados em animais.
Composição:
Associação de Óleos Vegetais selecionados WNF de Amendoas Doces e Semente de Uva com Óleos Essenciais exclusivos de Lavanda WNF e extratos de Arnica Montana.
Indicação:
Proporciona sensação de calma, tranquilidade e relaxamento.
Recomendações de uso:
Utilize em massagens, como massagem hidratante corporal ou modeladora, ou ainda como óleo corporal pós-banho.
Minhas considerações:
Assim como o óleo da Phytoessencial, um dos ingredientes ativos é o óleo essencial de lavanda. Também age de forma quase que instantânea no alívio de cólicas menstruais. Por conter arnica na fórmula, gosto de usá-lo quando estou com a cervical tensa, por ficar horas em frente ao computador. O cheiro que sobressai é o de lavanda, delicioso. Como indicado, já usei e gostei como pós-banho para hidratar a pele e, por ser um óleo leve, nos cabelos como finalizador.


CHÁS: 
Primeiramente, é importante atentar para o nome científico das plantas, pois é comum espécies diferentes terem nomes populares iguais.   

Pectis brevipedunculata.
Figura: Vegetall.
Segundo Lorenzi (2008) os chás indicados para cólicas uterinas são: 

Pectis brevipedunculata (conhecido pelos nomes: alecrim-bravo, alecrim-do-campo, cominho-bravo, chá-de-moça, catinga-de formiga).
Ensaios farmacológicos atestam o alívio de pequenas cólicas uterinas e intestinais. Outros benefícios: tratamento de nervosismos e estado de intranquilidade.
O chá e o refresco podem ser bebidos à vontade, mas não com muita frequência, devido à atividade hormonal do citral, o seu principal componente.

Cymbopogon citratus.
Figura: Vegetall.
e Cymbopogon citratus (capim-cheiroso, erva-cidreira, capim-cidreira, capim-limão, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-marinho, capim-cidró, chá-de-estrada, cidró, citronela-de-java, capim-cidriklho, patchouli, capim-catinga, capim-siri, grama-cidreira, capim-cidrilho, capim-citronela).
Possui as mesmas comprovações farmacológicas  descritas anteriormente.
Recomenda-se cuidado com a presença de micro-fragmentos das folhas no chá, que podem causar pequenas lesões na mucosa da boca e dos intestinos.

Como eu uso óleos para ação tópica, escolho como complemento para o tratamento de cólicas um outro chá (segue abaixo), que atua como sedativo leve, e não os listados acima.
Aloysia triphylla (também conhecida como chá de erva-cidreira, cidró, cidró-pessegueiro, cidrão, erva-luísa e cidrozinho). 
É uma erva adstringente, que age como sedativo brando, sendo as folhas empregadas internamente contra resfriados febris, como calmante,  digestiva, estimulante, tônica, antiespamódica (alivia espasmos), carminativa (eliminação de gases do aparelho digestivo) e eupéptica (facilita a digestão), (LORENZI, 2008).

Aloysia triphylla.
Figura: Balkep.

Bem, essas são minhas dicas para quem sofre com cólicas todos os meses e gostaria de tentar algo natural para o alívio da dor. Lembrando que um tratamento natural não é inofensivo, então informe-se sobre tudo o que usas e consomes!
Se quiseres contribuir com outras dicas, escreva nos comentários!

Encontre-me no Facebook: https://www.facebook.com/aflorablog/
Email: aflorablog@gmail.com

Referência:
LORENZI, H. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2.ed. Nova Odessa, São Paulo: Instituto Plantarum, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário